quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Um texto que vem a propósito:

Este é um texto da Martha Medeiros e que li em hora certa: estou dando uma nova reviravolta na minha vida. Conto a seguir.



"A fonte da juventude chama-se mudança. De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.
A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas. Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos. Mudança, o que vem a ser tal coisa? Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho. Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu. Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu. Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. Rejuvenesceu.
Toda mudança cobra um alto preço emocional. Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face. Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.



Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.OLHE-SE NO ESPELHO...."



Pois é...


Chegou a hora de voltar para o Rio de Janeiro. Depois de quase 15 anos morando em Penedo, feliz da vida, cheia de amigos maravilhosos, consegui vender a minha casa e volto a morar na cidade onde nasci e cresci. Meus amigos continuarão a ser meus amigos porque amigos são para sempre, eles estão no coração! E voltarei aqui frequentemente para nos encontrarmos. Como fiz com os do Rio, ao sair de lá. O lugar, um encantamento só, ficará guardado na lembrança como tantos outros lugares onde já morei e fui feliz também. Guardam histórias de vida! A vida é cíclica, dinâmica e não podemos ter vontade de parar, estagnar.... Vivi os melhores anos da minha vida aqui, criei vínculos. Agora, outra fase se inicia e isso me faz rejuvenecer. Adoro mudanças! Não sou ligada às coisas e lugares. Um belo dia eu enxergo que está na hora! Não é fácil a decisão de voltar a morar em cidade grande. Mas vamos tentar. Se não nos adaptarmos, levanta-se a barraca novamente.Não estou triste pelo que estou deixando pra trás. Estou feliz de perceber que ainda tenho muitas oportunidades pela frente. Estamos cheios de planos. Por enquanto nada muda quanto à minha atividade de scrapper ou no blog. Mas vocês vão sentir que neste mês e, talvez, no próximo vou ficar menos presente no Foto In Scena por conta das providências a serem tomadas.


A família ficou um pouco abalada com a decisão. Mas dizem que, se estamos felizes, eles ficam também. As crianças nasceram nesta minha fase de cidade de interior e cresceram vindo na casa da vovó, em Penedo. Mas gostam de saber que vou ficar perto delas, agora. Falei que um dos filhos passará a ser o centralizador. O que mais sentem é isso mesmo. Aqui é onde eles vinham e se encontravam durante feriados, festas, Natal e Ano Novo. Saio de uma "casa da vovó" grande, para morar num apê, láaaaaa no alto ! Simplificando a vida, diminuindo trabalhos, reduzindo coisas materiais. Sabe qual é o segredo? É que nada é para sempre. Mudo de moradia, de vida, de cidade, do que preciso for para me sentir bem. Gosto demais de Penedo. Mas quero voltar a ter as comodidades de uma vida urbana.Se nos arrependermos, já disse, pulo fora! Novamente! É isso aí! Será que alguém acompanhou esta leitura até aqui?

12 comentários:

Maria Ines disse...

Como não acompanhar? E só te desejo coragem, saúde e paz. E a casa da vovó, vc pode ter certeza de que é do tamanho desse coração que bate aí no seu peito. Fica o carinho, a atenção,a cumplicidade, o envolvimento tão participativo que vc tem com sua família. E a casa de vovó vai ser onde vcs estiverem, com o encanto e a magia das lembranças de todos que tiveram vovós maravilhosas. Bj carinhoso. E se precisar de mim, cá estou, viu?

Arte Sana Sonia disse...

Que legal, muita coissa boa e exitos nessa nova etapa da vida.
Bjs

Flavia Salim disse...

É preciso coragem pra enxergar que uma fase chegou ao fim e precisamos recomeçar! Boa sorte nessa nova fase!!

Esttela disse...

A Maria Ines disse tudo! Tenho a acrescentar somente que você exala vida, alegria, coragem de seus poros! É uma nótícia um tanto surpreendente, mas ao mesmo tempo, típica de pessoas como você, que veio a esta peça chamada vida para ser atriz e não espectadora!!
Já te disse por e-mail e reafirmo aqui: Conte comigo!! Seja feliz!!Essa é sua missão! Beijos

Vania disse...

Vocês são uns amorecos! Me considero afortunada por ter esses amigos que tenho! Pessoais ou virtuais!Bjs de montão!

Anônimo disse...

É bom saber que logo estarei ao seu lado...
Beijoca,
Franklin

Valzinha disse...

E como não amiga? Que nesta nova fase da vida você conquiste tudo que está sonhando. Sabe sou como vc sem medo de mudar, se o caminho não der certo é só retornar, né não?
Bjinhos e sucesso, estamos sempre por aqui....

Marilene Silva disse...

Querida amiga!!! Emocionante o seu texto!!! Vc é uma pessoa muito especial e que sabe aproveitar todas as oportunidades que a Vida lhe oferece.Todo final é sempre um recomeço. " Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o cami...nho"Espero que vc seja muito feliz nessa nova etapa da sua vida . E, pensando bem ,agora vamos poder ficar mais perto uma da outra. Estou aguardando com ansiedde o seu retorno ao Rio. Bjs da sua amiga Mari

Anônimo disse...

É isso ai Vânia as vezes temos tomar decisões difíceis mas o que você viveu de belo isso nunca ninguém tirará de você e com essa mudança novos horizontes novas expectativa
sermos meninos sempre cheio de coragem e esperança sem medo sucesso nessa sua etapa seja feliz onde quer que for onde quer que estiver
Eliete

Anônimo disse...

O importante é ser feliz!
boa sorte!
bj

Yvena disse...

Oi Vania
Concordo totalmento com Martha.
Passei por uma grande mudança há um ano, quando meu marido se aposentou em Sp e resolvemos retornar pra Bahia, simplificando a nossa vida, a fim de ficar junto do filho, da família. Não me apego a coisas, apenas a pessoas, estas sim são importantes. Deixamos amigos muito queridos que não esqueceremos nunca,e sempre podemos revê-los.
Seja feliz, só os corajosos conseguem.
Beijo carinhoso

Pirilampa disse...

Oi minha querida amiga. Vc é um exemplo pra mim. Muitas vezes o que falta na vida pra sermos felizes é a coragem de encarar a mudança.
E voar cada vez mais alto.
Beijos,
Pirilampa.