sábado, 15 de janeiro de 2011

Sobre a tragédia das chuvas

Muita gente tem me escrito perguntando sobre se está tudo bem comigo aqui em Penedo, em respeito às chuvas. Graças a Deus está, sim. Tem chovido muito, mas o normal da estação. A região serrana da tragédia fica na parte central do estado do Rio. A minha região é ao sul. Mas, se chover naquelas proporções também pode haver muita coisa ruim aqui! O poder público é falho, só se importa com votos. As encostas são ocupadas irregularmente, corta-se o morro para tirar barro, ninguém toma conta disso. Os rios são assoreados com todo o barro que escorre desses lugares. Coisas que se vê em todos os lugares. Depois os governantes e secretários vão passear no local da tragédia, consternados.Há um ano atrás, a estrada que vem para o alto Penedo desbarrancou num pedaço. Fizeram alguma coisa? Nada! Agora pode acabar de vez e as pessoas que moram no Alto ficam isoladas. Ou, ainda pior, pode acontecer de um ônibus ou carros estarem passando no exato momento em que a estrada estiver desmoronando e haver mortes. Achávamos que a prefeitura estaria esperando acabarem as chuvas para tomarem providências. Mas março e abril foram embora, começou a temporada seca e nada! Aí fomos para a TV, procuramos o "Zé do Bairro", eles vieram, eu falei para a reportagem, fomos ao ar, ( na ocasião mencionei isso aqui). Passamos uns 2 meses na Câmara dos Vereadores, em sessões, pedindo providências, muita discussão e, até hoje, só o que se vê é a faixa que colocaram no local falando do descaso do prefeito. Se a estrada cair, se houver uma tragédia como a de Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, a culpa é do governo que, repito, só se interessa por votos e em encher o próprio bolso. É isso que se vê por aqui. E o que acontece no resto do país. Tudo é corrupção, tudo se arranja quando há dinheiro em jogo. É desalentador! E o que a gente sente é que é tudo um "déjà vu" de anos anteriores com a mesma lenga-lenga de reportagens, entrevistas com as autoridades, promessa de liberação de recursos ( que não chegam e, se chegam são desviados...). A gente manda ajuda e ela também é roubada. Imagina, um litro de água sendo vendida(!) para as pessoas, lá na região, a R$ 20,00!!!! Olha, estou revoltada!
Não falo em política aqui no blog porque não é lugar. Mas, como estou recebendo essas mensagens de solidariedade e preocupação, resolvi desabafar um pouco.Muito bom saber que tem gente que se importa comigo aí fora! Obrigada e muitos beijinhos!

5 comentários:

isa disse...

Bom dia,Vania
Sou de Petrópolis,a coisa por aqui ta feia mesmo,mas graças a Deus nada afetou a cidade ,somente o distrito de Itaipava que fica mais ou menos 1 hora e meia daqui,mas pelas imagens se ve que nada sobrou,contamos com ajuda de Deus e de pessoas que tem muita força e que são anjos.Para que falar de politica né?Burros somos nós que ainda votamos e com esperança que seria melhor.O que falar sobre tudo isso,não sei!!!

Maria Inês disse...

E pensar que fomos nós todos que colocamos essas pessoas no poder... Tomara que isso leve a uma reflexão maior sobre a postura de cada um perante a sociedade, perante a própria consciência. É revoltante. É asqueroso mesmo pensar em tanto roubo e tanta impunidade. São poucos querendo tirar vantagem de muitos... A corrupção é generalizada ! E não é só roubo de dinheiro, é o roubo da dignidade das pessoas, o fim por completo do temor a Deus. No dia 09/01, segundo a Folha.com (
http://www1.folha.uol.com.br/poder/856996-biblia-e-crucifixo-sao-retirados-do-gabinete-de-dilma-no-planalto.shtml) a presidente Dilma retirou a imagem do Crucifixo e a Bíblia do gabinete presidencial. Quando li isso, senti que o país estava dispensando a presença e a proteção divina. No dia seguinte, acontece toda essa tragédia... Coincidência???? Dá para pensar.

Esttela disse...

Vania,faço minhas as suas palavras! E quanto à observação da Maria Inês sobre a atitude da nossa excelentíssima presidente, tenho a dizer que Deus para ela só teve importância quando ela precisou desfazer urgentemente sua imagem de pessoa que não acreditava em Deus, era a favor do aborto e isso a havia prejudicado nas pesquisas políticas. Então, ela começou a frequentar missas, aparecer junto a evangélicos e dizer que graças a Deus,ela estava sendo eleita e melhoraria o País. Resta apenas saber qual é o deus dela...e esperar pelos governantes para resolver alguma coisa?? Estamos perdidos!! Mas nessa hora, não se sabe a quem recorrer...ELES seriam quem deveriam prover os necessitados em situações assim. Ano após ano acontecem tragédias naturais e de todos os tipos e o Brasil não busca conseguir gerenciar momentos de crise como estes...eles só pensam nas crises que afetam o bolso deles! Vania, revoltante mesmo!!!! Talvez quando as mansões dos poderoso desabem, eles façam alguma coisa...mas, provavelmente consertarão os locais onde estavam as mansões!!! Sabe aquela música "Car de palhaço, boca de palhaço....
Somos um circo...o povo no picadeiro e os que mandam, os que tem poder, na arquibancada, divertindo-se!!! E este circo tem espetáculo 24 horas por dia, 365 dias do ano!!!
beijos, muita proteção a todos e força àqueles que estão passando por momentos de dificuldade e perdas!

MarciaLInna disse...

Bom dia, Vânia.
Muita tristeza em pouco tempo. Ontem não consegui assistir o fantástico inteiro, é terrível assistir tanta desgraça e saber que o Brasil (políticos) não estão interessados em resolver os problemas antes , a culpa é sempre do clima !!! Beijos

Ana disse...

Olá,
Não posso deixar de concordar com o que foi dito, mas queria apenas parabenizar todos os voluntários que estão trabalhando árduamente e com muito amor no coração para amenizar a imensa dor de todos aqueles que perderam tudo o que tinham.
[ ]fraternos!!!