quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tirando dúvidas (D Book)

Duas perguntas que recebo com tanta frequência que resolvi responder por aqui (mais uma vez), acrescentando novas informações:
1- É possível fazer um scrap no Photoshop e carregar para o D Book?
Totalmente possível. Faça o layout no Photoshop, criando um novo documento com medidas que se adaptem ao formato de livro escolhido ( retrato, paisagem, quadrado) e com 300dpi de resolução. Quando for salvar, salve em jpeg. Carregue para o D Book da mesma maneira que você faz com suas fotos.
Medidas que eu uso no tamanho GG
Retrato: capa: 3590 pixels x 5060 pixels - folhas internas: 3250 x 5040
Paisagem: capa: 5060 x 3590 - folhas internas: 5130 x 3790
Quadrado: capa: 5070 x 5040 - folhas internas: 4690 x 5030
Não esquecendo de deixar, no LO, uma margem limite nas extremidades, como mostra o pontilhado no DBook e de separar o papel de fundo que você usou no LO para completar o fundo da página no fotolivro.

2- Não sei usar o Photoshop. Como colocar os enfeites dos kits freebies num fotolivro usando somente o DBook?
Os recursos do Photoshop valorizam uma página de scrap. Porém, para você fazer um fotolivro, pode usar somente o software D Book com os próprios enfeites e também com os belíssimos kits freebies e os que estão disponíveis para venda nas lojas especializadas ( inclusive a minha, hehehe). Basta você criar uma pastinha e colocar dentro dela todos os enfeites e papéis que você quer usar e carregar para o D Book do mesmo jeito que você carrega suas fotos. Bem fácil! À medida que for fazendo seu livro e tendo inspiração ( "ah, acho que aquela tal florzinha ia cair bem aqui"...) acrescente outros elementos naquela pasta que eles serão automaticamente incluídos.

Será que expliquei direitinho?
Fora essa postagem, procurem no índice, "fotolivros", "dicas", "scrapbook",etc e agora, o novo marcador "D Book".

6 comentários:

Esttela disse...

Vania, que legal! Sei que você já me respondeu por e-mail tudo isso porque eu fui uma das pessoas que te perguntou sobre este assunto, mas esta postagem ficou ótima e muito instrutiva! Mais uma vez, OBRIGADA! Que Deus te mantenha assim, com esse coração enorme!
Beijos e uma ótima semana!
Esttela.

Mi_Candy disse...

Vania, amei a dica. Obrigada por compartilhar conosco. Estas são dúvidas que sempre tive e até então não tinha me arriscado a fazer um d-book com medo de estragá-lo e perder dinheiro.
Grande bjo e ótima quinta.
Mirelle

Anônimo disse...

olá Vânia Tudo bem?já aconteceu de você baixar papéis de kit e qd coloca no Dbook o cor fica diferente?baixei um kit e o marrom fica laranja você sabe porquê?e o que fazer qd isso acontece?os papéis as vezes são lindos e fica totalmente diferente se puder ajudar agradeço.
Eliete

Vania disse...

Eliete, não posso ajudar você porque nunca vi isso acontecer!Não faço idéia do motivo pelo qual o papel muda de cor ao carregá-lo no DBook!

Anônimo disse...

engraçado que já me ocorreu várias vezes geralmente os que tem algum degradê
acabei criando um novo arquivo no ps depois joguei pra lá ficou bom.
Eliete

Maria Ines disse...

Oi Vânia, quando vc puder e tiver um tempinho, vc me diz como a gente elimina a pasta criada com as fotos que a gente vai usar no Dbook? Ou a pasta fica lá eternamente?
Bj e obrigada