sexta-feira, 30 de outubro de 2009

S4O e S4H

Peguei este texto prontinho que a Tatá me passou agora no forum do CT da Ana Nogueira. Ela retirou do Scrapblog, link abaixo:

S4O -"Scrap for others é um termo em inglês e nada mais é do que você fazer projetos para outras pessoas, mas nesse caso, sem obter lucro. É aquele LO que você cria para a amiga, ou até mesmo um álbum para um parente, um projeto híbrido para presentear a professora de seu filho. Mesmo sendo sem fins lucrativos, algumas designers não permitem a utilização de seus produtos para esse fim, apenas para uso estritamente pessoal. A melhor maneira de saber, sempre, se você está agindo certo, é consultar os termos de uso da designer e em caso de dúvidas, escrever para ela.

S4H - Quando falamos em scrap for hire(também um termo em inglês), aí sim, existe a possibilidade de se ganhar dinheiro com seu trabalho. E também é nesse momento que começam as dúvidas, porque algumas designers são favoráveis a essa atividade, mas com regras particulares. Usando produtos de designers “scrap 4 hire friendly”(favoráveis ao scrap for hire), você pode fazer LOs, álbuns, projetos híbridos de todo tipo, e até mesmo cartões, desde que seja em pequena escala e que você use sua arte, criatividade, ao criá-lo.

fonte: http://scrapblog.com.br/blog/2008/10/06/scrap-for-o-que/.

E a Zi Lopes também acrescentou, copiando do forum da Digiscrapperbrasil, link também embaixo:

- Personal Use Only/Uso Pessoal (PU)= Somente para o SEU uso pessoal. Não pode "scrappear" (vender LOs e outras coisas prontas) para terceiros.
Neste item em particular é possível encontrar também a licença de uso extendida. É preciso consultar o designer para saber sobre licenças adicionais e então poder vender os serviços de scrapper sem riscos.

- Commercial Use/Uso Comercial (CU) = é permitido comercializar kits e produtos oriundos do produto que você adquiriu, porém vale observar os TOUs (Termos de Uso) para saber as restrições que cada designer determinou para seus produtos comerciais. Existem diferentes termos para cada produto e cada designer restringe o uso como lhe convém.

http://forum.digiscrappersbrasil.com.br/showthread.php?t=3557

Eta meninas maravilhosas! Comentei que queria escrever sobre isso aqui e vieram com o texto , como eu queria!

3 comentários:

Tata Cardoso disse...

Oi lindona, sabe que adoramos ajudar quando sabemos né!
Adorei seu post anterior mostrando seu cantinho. Muito lindo, adorei toda aquela madeira uuuuuuuuuuuui!
Bjkas e Bom feriado.

Valéria Barreto disse...

Obrigada pelas informações. Aprender nunca é demais.
Beijos e bom feriado

Jaiza Pires Oliveira disse...

obrigada! eu naum entendia nada dessas siglas hihi