segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Finalmente, layouts!

Depois de uma relativa ausência do blog, imposta pela minha condição de vovó necessária no momento, estou de volta à casa e ao trabalho. Pessoal passeando e eu com duas netas, na "governança' da casa no Rio. Minha irmã, viajando, em setembro, com amigas, por Portugal, Itália, Ilhas Gregas e Turquia. E continua agora com minha filha por mais uma temporada na Grécia, como já falei.

Créditos: elementos do kit add on BOOVille, da Raspberry Road Designs. Usei também um template da Biografitti.

A filha mais nova, mãe das netas que estavam comigo, com o marido e amigos, na Turquia, já tendo passado pela Grécia. E, na Turquia, conheceu este lugar maravilhoso chamado Castelo de Algodão, tradução de Pamukkale. Segundo pesquisei no google, um dos lugares mais fascinantes daquele país. O lugar é uma maravilha natural com gigantescas cascatas brancas, estalactites e piscinas naturais formadas durante séculos.
Possui uma bela e exótica paisagem com terraços de rochas brancas e brilhantes formadas por calcário que, vistas à distância, parecem um imenso manto de algodão ou neve cristalizada. Essa deslumbrante plataforma rochosa possui várias nascentes de águas termais e calcárias, que formaram piscinas naturais.
Quando as águas termais emergem e a pressão deixa de ser elevada, o dióxido de carbono, que está muito evidente na água, tende a vaporizar e o carbonato de cálcio decai, formando gradualmente as formações rochosas que compõem a paisagem.
Essa maravilha da natureza possui cerca de 2700 metros de comprimento por 160 de altura, que surgiram de recorrentes abalos sísmicos que atingiram a região originando inúmeras nascentes cujas águas são ricas em minerais, sais e calcários.
Pamukkale é um tesouro turco protegido pela Unesco, localizado a mais de 400 quilômetros da capital Ancara, perto do rio Maeander.Gozando de um clima temperado durante a maior parte do ano, suas termas ficam quentes durante seis meses do ano e chegam atingir a temperatura de 33°C.
Essas nascentes se espalharam e esculpiram bacias nas encostas, com bordas caneladas com caprichosos degraus entre estas bacias, dando a aparência de pequenas cascatas.A ação do óxido de cálcio deixaram marcas curiosas nas paredes rochosas e dependendo da luz solar a superfície das fontes mudam de cor, recebendo tonalidades azuis, verdes ou avermelhadas, produzindo efeitos surpreendentes.
Os turistas se encantam com o local e não deixam de molhar os pés ou até mesmo se banharem nas piscinas que, segundo o povo da região, as águas das fontes possuem propriedades curativas

Créditos: usei os papéis do kit Paprika3 da Amelies Scrap .Mago, kit Mages Chronicles, da Snowraven. Poeira de estrelas do add on da Raspberry Road Designs, kit BOOVille.

A outra filha, a mais velha, na Acrópole, Atenas ! Fiquei emocionadíssima ao ver essas fotos que ela me mandou porque sei da felicidade dela em poder estar no local onde pode presenciar a Antiguidade, época da qual ela é doutora em História, professora da UFRJ. Ela está acompanhada de duas alunas e da minha irmã. Vai ficar um mês por lá, estudando, pesquisando, documentando, fotografando e se encantando. Depois segue para o Louvre, em Paris, com o mesmo objetivo.

Créditos: para fazer o LO usei o material do kit Greece, da Efie.



Enquanto isso eu, no Rio de Janeiro, no dia do meu aniversário, comemorando com os filhotes em volta! Da esquerda para a direita, Bruninha, Mariana, João Pedro, Juliana e Marina. E depois de tudo isso, com certeza, haja fotolivro para eu fazer!

Créditos: Usei, para fazer o layout, o kit I´m So In Love With You, da Fanette Designs, divulgado na última sexta-feira.

Passei a usar o formato paisagem nos LOs porque fica melhor no slideshow dos "Layouts mais recentes", lá embaixo.

4 comentários:

MarciaLInna disse...

Fantástico esses lugares, deu vontade de conhecer, e os Lo´s ficaram lindos, parabéns ! Beijos

Valéria Barreto disse...

Os Los ficaram lindos, mas aqui no meu navegador eles aparecem pequeninos mesmo quando eu clico neles pra vizualizar. É assim mesmo?
Beijos

Vania M. de Andrade disse...

Valeria, no meu computador está tudo ok! Bem grande, até. Só mudei o formato de quadrado para paisagem para poder encaixar melhor no slideshow dos LOs.
Bjs

Valéria Barreto disse...

Tá certo então. Coisas da web...rsrs
Bjs