quinta-feira, 16 de julho de 2009

Scrapeando Penedo 6

O baile do clube finlandês! Você sabia que Penedo foi criado por imigrantes da Finlandia? Nossa! Isso me lembra meus anos de adolescente. Eu morava no Rio mas vinha sempre passar férias na fazenda Villa-Forte, em Engenheiro Passos. Foi lá que conheci meu marido. E, naquela época vinha todo mundo ao baile típico finlandês, em Penedo, aos sábados. Era muito bom! Dá saudade! Vou reescrever, aqui, um trecho do meu livro Minhas Impressões, na verdade um fotolivro com mais texto que fotos, o primeiro que eu fiz, como já falei aqui. Ele registra tudo o que eu via e sentia logo que nos mudamos para cá, há 11 anos atrás. Naquela ocasião eu disse que iria escrever um livro para guardar para sempre em meu coração aquelas impressões como uma marca indelével e para que a sensação de paz permanecesse inalterada. No meu primeiro ano em Penedo, morei lá embaixo, bem pertinho do clube e, quando não ia dançar, ficava na varanda, deitada na rede, ouvindo os sons. Sobre isso eu escrevi:

" E sábado, a música folclórica finlandesa inunda a noite, trazendo meus vinte anos de volta, quando a gente ia ao baile do clube Finlandia e era divertido ver as senhoras e famílias inteiras nos trajes típicos, dançando as polcas e mazurcas e convidando as pessoas a fazerem o mesmo. Mudou muito, o baile já não é mais o mesmo, nem o clube fica no mesmo lugar. Está mais turístico, mas conservaram a música. Será que ela ainda é tocada naqueles discos pretos de vinil de antigamente? Então, se eu me sentar na varanda e fechar os olhos, trago aquelas noites de volta."

Vocês podem dançar aos sábados, às 21h. O grupo folclórico se apresenta e, no final, chama todo mundo para participar. Tem que ter preparo físico! Tem de crianças a pessoas bem idosas!
Na foto eu apareço com a Norma e a Laura essa última, legítima descendente da primeira leva de finlandeses que vieram para o Brasil, em 1922. Ela é filha da Eila, famosa tapeceira, falecida no ano passado. Me lembro dela, também adolescente, com sua roupa típica, dançando com toda a família.

Créditos: papel estrelado, de fundo, Chingjp, kit New Year.Papel recoratdo, NatashaNast, kit Fun Explosions, recolorido. Moldura, Numbbum.Lua e notas musicais, kit Douce Nuit, da Lundi Family. Cortina de glitter Delicious Scraps. Cluster frame Joanne Bain, cluster com luz Libca.

Nenhum comentário: