sábado, 14 de março de 2009

Ensinando truques no Photoshop

Ontem recebi, por e-mail, um pedido de explicação em como eu tiro o fundo das fotos, ( a extração).
Respondi do jeito que eu faço mas não sei se dá para entender.
Logo abaixo eu dou uns links legais com tutoriais onde eu aprendo coisas.

Em primeiro, abro a imagem que vou tirar o fundo e crio uma outra camada: layer, new, ok .. Deixo a camada da foto por cima da transparente. (na palete das layers) Clico na camada da foto e, usando a ferramenta Poligonal Lasso , vou contornando a figura que eu quero preservar. Quando chegar ao ponto inicial onde as duas linhas vão se encontrar, eu vou em edit e clear. Pronto, o fundo foi retirado e basta salvar como png, "save as", dá outro nome, para não perder a foto original. Se for uma foto que o fundo é de uma cor só, sem variações, uso a Magic Wand clicando e dando clear. Aí você faz acabamentos ou não, tipo sombra, difusão...

Para esse assunto tem um tutorial aqui: http://www.photoshoptotal.com.br/tutoriais/45/
e aqui: http://www.digiscrap4all.com/2008/09/22/extracao-de-fotos/
e (colocado no dia 11 de maio, para completar a resposta ao comentário feito pela Bruna) aqui .

Para dar efeito de transparência, abra a foto, abra a palete das layers (window, layers).Dê um duplo clique na camada da foto e vai aparecer uma caixa de diálogo onde você vai usar a barra deslizante de "opacity", até achar o efeito que quer. Dá ok e "save as", para não perder a foto original!

Outros: efeito de sombra: http://www.flergalicious.com/blog/?p=181
sombra mais canto levantado (wrap); http://www.flergalicious.com/blog/?p=220
O chato é que nesses 2 últimos, o tut é em inglês.

7 comentários:

Anônimo disse...

Legal Vania !
Eu só uso Paint Shop, pra
mexer no Photoshop fica mais difícil... muito boa as dicas, é um incentivo a mais em querer aprender.
Obrigada por compartilhar
bom final de semana
bjoss
Silvia

Vastia disse...

Eu acho que tem um jeito mais facil de fazer isso, usando a função EXTRAIR, que fica dentro do menu FILTROS.
Bjs

Vania M. de Andrade disse...

Fui tentar, mas não consegui. Ler o help não ajuda, detesto manual de instrução! Se você descobrir como funciona, pode ensinar!

Vastia disse...

Eu sempre uso e quando eu for ai, ou vc vier aqui, lhe explico.
Mas o passo a passo é o seguinte: voce abre a foto normalmente, vai na função EXTRAIR...Vai abrir uma outra telinha com a foto.
Voce pega a 1ª ferramenta do lado superior esquerdo, ou seja "Realçador de arestas" e vai contornando a figura ate voltar ao ponto de partida. Ai voce usa a ferramenta logo abaixo "Prencher " para verificar se vc contornou a figura direitinho. Se tiver legal,a figura vai ficar toda azul e ai é so dar ok.... Tem mais alguns passinhos, mas em principio é so isto. Bjs.

Vania M. de Andrade disse...

Voltei lá para fazer como você falou e deu certo.Da outra vez eu não tinha acertado porque eu estava clicando e aí saía pontilhados. Depois que eu deslizei a ferramenta como se fosse um lápis, funcionou. Porém é preciso muita precisão para não tremer a mão. Até usando o zoom e diminuindo o tamanho da ferramenta.Já a poligonal lasso, basta você clicar em determinados pontos que a linha acompanha. É mais confortável de usar. Talvez, numa figura simples, sem detalhes, essa sua sugestão fique melhor porque é realmente mais rápida.

bruna disse...

Colega,p/ suas fotos ficarem bem editadas,tem que usar a ferramenta pen tool que corta perfeito..a que vc usa deixa um trabalho mal feito

Vania Mega de Andrade disse...

Mais um caminho entre tantos outros para se fazer extrações.Que depende até do tipo de foto, fundo de uma cor só, ou não, por ex. Ok, a gente tenta e usa a que melhor a gente se adapta. Não sou nenhuma expert em Photoshop e tudo que me dizem eu vou lá e tento fazer. Como tudo que eu aprendi no computador foi no erro e acerto, fui testar a pen tool.
Se você digitar no google" como fazer extrações, no photoshop, vão aparecer mil maneiras.E é o tal negócio: depende da foto, depende do seu capricho (sem pressa) em detalhar, etc.
Aqui neste blog diz tudo:
http://renanhingel.blogspot.com/