quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Como fazer um fotolivro ( 2)

Já escrevi sobre isso há algum tempo atrás, mas me referia ao fotolivro feito no software apropriado para isso, o D Book, que é com o qual trabalho. Mas, ao fazer scraps avulsos, uso o Photoshop puro e simplesmente.
Se não quiser usar o D Book e preferir mandar o livro para impressão em outro lugar, faça várias páginas de scraps no Photoshop, pedir novo documento, tamanho 3600x3600 px( no caso de querer um fotolivro quadrado) e 300 de resolução, salvar como JPEG e guardar como um arquivo fotográfico comum. Quando já possuir um quantidade razoável de páginas para formar um livro aí entra num site de encomenda de fotolivros , você monta seu scrapbook, paga e espera o recebimento.

Agora um lembrete! Nada como um profissional do assunto para montar seu scrapbook da maneira mais artística possível! Vale a pena! No caso, Foto In Scena!

8 comentários:

Valéria disse...

Vania,
Descobri ha pouco tempo o mundo do scrap digital. Tenho feito alguns scraps do photoshop CS4 em aquivos de 600x600 e 700x700 pixels. Gostaria de saber se eles podem ser impressos em um fotolivro, mesmo estando com este tamanho. Qual seria o tamanho de um fotolivro adequado para eles?
Beijos e desde já obrigada

Vania M. de Andrade disse...

Oi, Valeria!
O próprio software sinaliza quando a foto está em tamanho inferior ao recomendado.Acho que nem o fotolivro M vai comportar esse tamanho.
Faça seus scraps com 3000px width, 3000px height e resolução 300. E bata as fotos sempre na melhor resolução da máquina. Se vai imprimir, nunca use uma resolução baixa, para ganhar mais espaço na memória.
Espero ter ajudado!

Valéria disse...

Vania,
Muito obrigada pela ajuda.
Se eu resolver baixar o programa e fazer os scraps, vc poderia imprimir o fotolivro? Não sei se existe esse serviço aqui na minha cidade (Belém - PA). Vc imprime por gráfica ou pelo site da DBook? Qual seria o valor de um fotolivro modelo revista e tb do modelo basic G retrato?
Beijos

Vania M. de Andrade disse...

Valeria,
Acho que, para você, fica mais fácil entrar no site http://www.oifotos.com/ .Dá uma espiada, faz umas experiências e vê se vale a pena. É só montar e mandar para a impressão. Parece que isso resolve seu problema.
Mas, se você fizer seus scraps diretamente no DBook, ao concluir você faz o upload para uma loja que trabalhe com a Digipix, ( que é a gráfica proprietária do programa) tipo Submarino, livraria Saraiva ( o software explica tudinho!) e eles entregam em qualquer parte do país.
A pessoa que contrata o meu serviço, quer justamente a criação, a diagramação desse scrapbook. Se você sabe fazer,então a conclusão é fácil!
Entre em contato comigo também pelo e-mail fotoinscena@terra.com.br
Um abraço,
Vania

Valéria disse...

Vania,
Obrigada pelas dicas! Valeu mesmo.
Quero aproveitar e mais uma vez lhe parabenizar pelo seu trabalho. É lindo!
Beijos

Naira disse...

Olá !!! Aproveitando a pergunta da Valéria, se eu salvar a página para imprimir um fotolivro já no tamanho 20X20 cm com 300 pixel/cm e depois quiser emprimir um fotolivro P ou M, a resolucao ficara boa? Eh duro nao entender muito de Photoshop ...

Bj e obrigada

Vania disse...

Olá, Naira!

20x20 e fazendo o documento com 300dpi de resolução, seu scrap ficará bom no tamanho M ou P, sim. Para o tamanho G, é melhor 30x30 ( 3600x3600 pixels) . Não use o tamanho P, a não ser que seja um folder ou algo parecido. Para fotolivro, acho o P um tamanho muito pequeno e não vale a pena seu trabalho.

Um abraço! Mantenha contato!

Vania

Naira disse...

Vania, Muito obrigada. Bom falar com quem sabe! Adoro o seu trabalho! Bjs