segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Minha dica prometida




























Como escrever num LO, fazendo o texto seguir uma direção, como no post anterior.
1- no caso desse layout específico, fiz a extração da foto com uma ligeira difusão e colei no LO. Então aperta a tecla CTRL e clica sobre a imagem na sua camada. A foto fica pontilhada.

2- Agora vamos afastar um pouco a seleção para que o que você vai escrever não fique muito junto da foto. Vá em select (selecionar) - modify (modificar) - expand ( expansão) e escreva um valor. Eu escrevi 10 e dá OK. O pontilhado se afasta.

3- Ainda com a foto selecionada clique em path (demarcador), que fica perto de layers (camadas) e clique em work path from selection (criar demarcador de trabalho).O caminho para o texto está feito.

4- Clicar na ferramenta do texto e posicionar onde você preferir, nessa linha feita.

5- Depois do texto pronto, deleta o demarcador clicando em create new path (criar novo demarcador). Foi assim que eu aprendi. E fiz.

Deu para entender? Só fazendo mesmo!

As pessoas costumam me perguntar se eu fiz algum curso de computador para fazer o que eu faço. Será que é por causa da idade? E eu digo que eu sou "fuçadora", vou aprendendo sozinha no erro e acerto. Gosto de descobrir coisas.Me meto em tudo! Meu primeiro computador foi um Macintosh, recebi umas explicações básicas da minha filha, há uns 10 anos atrás. Tudo eu anotava: como se abria e-mail, como se respondia, nessa época era só para isso mesmo, navegar na internet. E eu me achava poderooosa! Depois veio a fase dos joguinhos, Apeiron, Barrack, Mahjong. Comecei a escrever meu livro sobre Penedo.E fui me virando no Word. Lia ABC da tia Mônica no O Dia, ávidamente e aplicadamente. Depois, comecei a vender produtos de beleza. Entrou o Excel com suas tabelas para os meus romaneios, pagamentos, etc. Foram 5 anos. Também junto, comecei a fazer meus primeiros filminhos no Movie Maker do Windows (agora num PC) para aproveitar as antigas fotos em slides dos meus filhos pequeninos e que estavam ficando mofados. Alguém passou todos eles para um CD e eu criei meu primeiro filme! Aliás, não, a primeira apresentação de fotos foi no Power Point! No computador mesmo. Aos poucos parei de vender aqueles produtos e fui me dedicando aos filmes. Há 1 ano, fotolivros e scraps. O computador já serviu até para eu gravar um cd com músicas cantadas por mim, no karaokê, editá-las e, ainda por cima dar, como brincadeira, para os amigos fans! Pode ? E, todo dia aprendo alguma coisa. Não estou exagerando, não! É TODO DIA, mesmo! Ontem recebi um recado no orkut, da minha neta: _Vó, você é uma figura!

Agora o crédito dessa lição: foi no blog Digiscrap4All que eu li o tutorial acima e, depois de testar, coloco aqui com minhas palavras.

Hoje ainda, mais tarde, saem as wordarts . Estou colocando no 4Shared.

Nenhum comentário: