quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Como fazer um fotolivro

Atendendo à perguntas, na verdade é como eu costumo fazer um fotolivro.
Eu guardo em DVDs uma imensidão de enfeites, fundos, alfabetos e tudo que se precisa para fazer um scrapbook.Não há como manter tudo no computador. Haja HD! São arquivos diversos, separados por assuntos ou temas - botões, flores, fitinhas, borders, overlays, molduras, zilhões de coisas ! E todos com o nome da designer e o kit de procedência. Aff!
Para iniciar o fotolivro primeiro trabalho as fotos que serão usadas. Vejo se precisa dar uma melhorada em alguma, tirar o fundo de outra para destacar algo. Uso o Photoshop para fazer um scrap mais elaborado ou dar um tratamento e fazer a fotografia ficar com um ar "artístico". Aliás o Photoshop fica aberto junto com o programa de diagramação o tempo todo.
Depois eu disponho as fotos ao longo das páginas do álbum para ter uma idéia do número de páginas que vou precisar. O que não quer dizer que eu não vá reformular mais tarde.
Estudo como vou fazer a capa, a cor do fundo, etc. Quando me der por satisfeita ( afinal é minha "obra de arte" ) vou nos meus arquivos guardados e arrasto para o computador, os fundos e todo o material que vou precisar para aquele determinado livro, segundo tema e cor. Coloco num
arquivo com o nome do fotolivro. E faço backup de tudo, assim posso voltar ao projeto sempre que precisar ou, se der pane, sabe como é, não é?
Aí, sim, começo página por página. Fundos, diagramação das fotos, enfeites texto se houver, lembrando sempre que a página 1 é avulsa, depois a 2 "casa" com a 3 e assim por diante, terminando numa página par.Tem que pensar nisso porque se puser uma rendinha ou um border, a página ao lado precisa que estes enfeites fiquem na mesma direção, emparelhados perfeitamente. Bem, isso é comigo, cada um faz como quiser!!!
Tudo terminado, revisão geral. Será que esqueci alguma coisa, errei na ortografia, será que essa florzinha aqui fica melhor que esse botão, se eu der uma transparência aqui deve ficar mais legal, será que... ? Olha, demora, viu? Aí é só concluir, transformando o projeto num arquivo Master e fazer o upload para a gráfica.
Falta falar no programa que eu uso para diagramar o fotolivro. É o DBook.
Se for uma encomenda, tem a conversa inicial com a pessoa interessada e a prévia do livro pronto, para aprovação.
Faltou mais alguma coisa?

5 comentários:

Dora disse...

Menina adorei seu blog, claro que pode pq já vou fazer o mesmo...kkk...eu tô começando a fazer kit, só engantinhando ainda, obrigada e volte mais vezes visse!!!

Atelier Scrap to You - Linha Páscoa 2009 disse...

Olá,

Gostaria de aprender mais sobre fotolivro. Vc dá aulas? Por favor, envie-me todas as informações para o meu e-mail ap_sayao@hotmail.com

Obrigada,

Nana

Anônimo disse...

Eu estou fazendo um fotolivro para o meu filho, mas o programa deixa uma margem na folha, e quando a foto ultrapassa a margem aparece uma mensagem para eu corrigir. Eu quero que a foto preencha a folha inteira sem margem, o que eu faço?
Ignoro o alerta, ou preciso configurar a margem em algum lugar?

Vania M. de Andrade disse...

Oi, anônima!
Ignora o alerta! Só precisa tomar cuidado para que textos e fotos não saiam cortados. Para isso é bom seguir a margem.
Um abraço

Leonora disse...

Gostei demais das suas informações. Parabéns e obrigada!